Quem sou eu

Minha foto
Dianópolis -TO, Sudeste, Brazil
Amo a Deus acima de todas as coisas. Sou uma pessoa alegre,gosto de curtir a natureza, admirar pessoas com alto-estima.

Páginas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

REFLETINDO SOBRE MINHA APRENDIZAGEM


Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem.

Quando preparei a aula fiquei entusiasmada com a grande quantidade de material disponível no site que me proporcionou planejar uma aula que prendesse a atenção dos alunos no conteúdo apresentado, podendo dar uma aula diversificada.

Com recurso da TV Escola, percebi o quanto podemos enriquecer as nossas aulas, com filmes e vídeos educativos que exploram o conteúdo a ser ensinada de forma prazerosa, interativa e diversificada. Basicamente, o ver, o visualizar, o ter diante, os cenários, as cores, as relações espaciais (próximo-distante, alto-baixo, direito-esquerdo, grande-pequeno, equilíbrio-desequilíbrio). Desenvolve ritmos visuais: imagens estáticas e dinâmicas. Um ver que está situado no presente.

O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.

A mudança deve partir de nós professores, buscando a cada dia aperfeiçoar melhor, fazer planejamento baseado nos recursos tecnológicos disponíveis na escola aperfeiçoado a todo instante, para que possamos ensinar com qualidade. Pois o computador na sala de aula requer planejamento, criatividade, pesquisa, estudo, tempo e comprometimento de professores, equipes diretivos e demais envolvidos no processo.

Acredito que, com tecnologia na sala de aula, o papel do educador muda de detentor do conhecimento para guia das investigações.

Coranilce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.