Quem sou eu
- coranilce
- Dianópolis -TO, Sudeste, Brazil
- Amo a Deus acima de todas as coisas. Sou uma pessoa alegre,gosto de curtir a natureza, admirar pessoas com alto-estima.
Páginas
sábado, 13 de novembro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS NAS TECNOLOGIAS
Atividade 1
Sobre um trecho do Pedro Demo onde ele diz: A escola está distante dos desafios do século xx. O fato é que quando as crianças de hoje forem para o mercado, elas terão de usar computadores, e a escola não usa. Algumas crianças têm acesso a tecnologias e se desenvolvem de uma maneira diferente gostam menos ainda da escola porque acham que aprendem melhor na internet.
Nas últimas décadas do século XX vivenciamos uma aceleração das transformações tecnológicas, sociais e culturais quando da implantação de uma rede mundial de comunicação. Um novo sistema de comunicação eletrônico, associado à tecnologia televisiva, foi formado e difundido: a multimídia. Isso aumentou a capacidade de comunicação mundial, a produção e o fluxo de informações, reforçando o caráter globalizador da cultura.
Queremos dizer que as nossas crianças não lêem, não sabem ou não gostam de ler, mas quando elas estão em contato com a internet isso ocorre de modo natural e satisfatório.
De acordo com o texto do Pedro Demo, nos chama atenção sobre uma “ aprendizagem situada”, partindo de temáticas de interesse dos professores e alunos, tornando à aprendizagem, fácil, dinâmica e prazerosa. Precisamos fazer uso da linguagem digital, tornando os conteúdos a ser trabalhado de forma interativa, com a participação e trocas de conhecimentos envolvendo a todos. A tecnologia tem um papel fundamental na articulação, na troca de experiências e na construção de saberes que podem ser ministrados por todos,
O uso da internet em sala de aula não é só uma questão de tecnologia, envolve outros aspectos da vida escolar. A comunicação agrega todos eles. Os processos de comunicação que temos o costume de utilizar é o chamado modelo estrela, ou seja, aquele em que existe um emissor e vários receptores. Esse modelo também é o que encontramos na escola e vem se repetindo ao longo dos anos: disciplinas compartimentadas, campos delimitados, aprendizagem individual com pouca ou nenhuma negociação de sentido, o professor como emissor da informação e o aluno como receptor.
A credito, que é de fundamental importância a capacitação dos educadores, gestores, e comunidade escolar. Que não é com base na tecnologia que nasce o aprendizado, mas com uma gestão participativa do processo.
Cora.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem.
Quando preparei a aula fiquei entusiasmada com a grande quantidade de material disponível no site que me proporcionou planejar uma aula que prendesse a atenção dos alunos no conteúdo apresentado, podendo dar uma aula diversificada.
Com recurso da TV Escola, percebi o quanto podemos enriquecer as nossas aulas, com filmes e vídeos educativos que exploram o conteúdo a ser ensinada de forma prazerosa, interativa e diversificada. Basicamente, o ver, o visualizar, o ter diante, os cenários, as cores, as relações espaciais (próximo-distante, alto-baixo, direito-esquerdo, grande-pequeno, equilíbrio-desequilíbrio). Desenvolve ritmos visuais: imagens estáticas e dinâmicas. Um ver que está situado no presente.
O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso. Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.
A mudança deve partir de nós professores, buscando a cada dia aperfeiçoar melhor, fazer planejamento baseado nos recursos tecnológicos disponíveis na escola aperfeiçoado a todo instante, para que possamos ensinar com qualidade. Pois o computador na sala de aula requer planejamento, criatividade, pesquisa, estudo, tempo e comprometimento de professores, equipes diretivos e demais envolvidos no processo.
Acredito que, com tecnologia na sala de aula, o papel do educador muda de detentor do conhecimento para guia das investigações.
Coranilce.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
Palestra com a Enfermeira Moábia
segunda-feira, 16 de agosto de 2010
Dianópolis – TO
Professoras: Elda Cristina A. M. Rodrigues e Coranilce G. M. Rodrigues
Série: 3º Ano
Plano de Aula: Planejando atividade com hipertexto ou internet.
Competências:
* Compreender a importância das plantas para a nossa vida no presente e no futuro.
Habilidades:
* Perceber a importância das plantas para o nosso meio;
* Adquirir o hábito de preservação das plantas no ambiente em geral e na nossa escola;
* Adquirir concentração na execução de jogos educativos.
Disciplinas:
* Língua Portuguesa, Ciências e Matemática.
Conteúdo:
* Preservação do meio ambiente;
* Jogos educativos
Desenvolvimento:
* Apresentação dos conteúdos a serem trabalhados na aula de forma interdisciplinar;
* Levar os alunos para o LABIN para pesquisa do tema e após realização de jogos educativos na Internet com a parceria do Suporte Pedagógico;
* Conhecimento dos sites onde se encontra o tema debatido para realização do trabalho com hipertexto;
* Realizar jogos educativos relativos ao tema para maior conscientização e desenvolvimento do raciocínio e concentração.
* Produção textual com a utilização de hipertexto;
Recursos:
* Internet, LABIN, máquina digital e notebook.
Avaliação:
* Observação do comportamento dos alunos durante as atividades propostas;
* Conscientização e importância das plantas para todas as espécies de vida do nosso planeta;
Resultados esperados:
* Espera-se que os alunos possam enriquecer suas produções textuais, através da utilização de hipertexto.
* Espera-se que os alunos através da pesquisa, possam adquirir afinidade com os recursos tecnológicos e a internet.
sexta-feira, 13 de agosto de 2010
Wikipédia
sexta-feira, 18 de junho de 2010
MEU TRABALHO
quarta-feira, 16 de junho de 2010
ATIVIDADE II
_ “(...) É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais
Amplo.
Coranilce Gonçalves de Matos Rodrigues Apr 20 2010 03:40:45:000PM
A escola e a educação participam de um processo tecnológico muito amplo; novas formas de aprender e ensinar.
É um duplo desafio na construção de conhecimentos e da sociedade.
Segundo o professor Ladislau, onde ele fala que a necessidade de informações e conhecimentos está aumentando cada vez mais.
Ensinar é sempre uma tarefa difícil, mas com os avanços tecnológicos sentimos a necessidade de novos conhecimentos e de interagir cada vez mais a essa prática que requer um novo perfil de profissionais em prol do uso de novas tecnologias na maneira de relacionar e pensar. E que esse novo conhecimento seja um eterno aprendiz, sendo assim, a escola deve acompanhar esta evolução de forma organizadora de conhecimento e menos lecionadora, proporcionando uma aprendizagem mais significativa para a vida do aluno.
“QUEM SOU COMO PROFESSORA APRENDIZ?”
segunda-feira, 14 de junho de 2010
RESUMO DO TRABALHO SOBRE O HIPERTEXTO.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Conhecendo as Tecnologias da Escola Estadual Joca Costa
segunda-feira, 10 de maio de 2010
POR QUE A CRIAÇÃO DESTE BLOG?
Uma maneira eficaz de está compartilhando e aprendendo novas experências e trabalhos
realizados no dia-a-dia.